skip to Main Content
O Que é A Marca Pessoal 2019png

O que é Marca Pessoal? O que compõe o seu branding pessoal e as vantagens de ter uma marca pessoal posicionada

O que é Marca Pessoal? Qual é a diferença entre Marca Pessoal, Branding Pessoal e Marketing Pessoal? Neste artigo, vou explicar o que é a marca pessoal e o que pode conseguir com uma boa estrategia de branding pessoal.

⇒ O que é Marca Pessoal?

Uma definição de marca pessoal simples e que eu gosto é:

O processo de identificação, comunicação e posicionamento do elemento diferenciador que nos faz destacar, ser diferentes, relevantes e visíveis num setor específico, derivado do valor agregado de nossa marca.

Algo mais simples seria:

  • A ideia que vem à mente quando outra pessoa pensa em você;
  • O traço que deixamos na mente de outras pessoas;
  • Aquilo em que você se destaca (valores, habilidades), que nos diferencia das demais pessoas e profissionais e que os outros associam a você.
  • Todos nós temos uma marca pessoal pois ela representa o que você tem e que nos faz ser diferente dos demais.

o que é marca pessoal

Em suma, “a Marca Pessoal é o que os outros dizem sobre você quando você não está presente“, acho que esta definição de Jeff Bezos é perfeita.

⇒ O que é Branding pessoal?

É o processo planejado de ações que realizamos para melhorar nossa Marca Pessoal. Com esse processo ou método, tentamos deixar que os outros saibam o que fazemos e obteremos visibilidade ou reconhecimento em um setor. O resultado desse processo é a marca pessoal.

Para faxer um personal branding estratégia e gestão da marca pessoal de maneira professional você tem que saber estas diferenças.

⇒ Video: Origem da Marca Pessoal e do Personal Branding 

Se quizer saber a origem desde conceito, veja este video onde falamos da origem da Marca Personal, dos seus inicios e da finalidade do conceito.

⇒ O que compõe uma marca pessoal? Quais são os fundamentos dum branding pessoal?

Um personal branding forte e marcante se baseia em alguns pilares importantes. Alguns dos mais destacados são:

1- AUTOCONOCIMIENTO: Você também é uma marca

Temos que pensar que nós também somos uma marca, só assim podemos conseguir ficar na mente das pessoas, como fazem marcas como Coca-Cola. Pense que características fazem de você uma marca unica e trabalhe nelas. Aquí é fundamental o Autoconhecimento.

2- IDENTIDADE: Encontra a da sua imagem

A marca pessoal não é construir uma imagem que nada tem a ver com você. Isso é um erro muito comum que você não deve cometer. A sua marca deve ser autêntica e com valores propios. Isso é o que faz que as pessoas reconheçam a sua marca e se apaixonem por ela. Tem que encontrar sua Identidade.

3- OBJETIVO: Descubra o objetivo de criar seu branding pessoal

Aqui você terá que decidir qual será a visão, a missão e os objetivos do seu plano de branding pessoal.


¿Quer saber mais sobre o proceso de branding pessoal? Olha este Libro de Marca Pessoal 2019.


⇒ Diferença entre Marca Pessoal, Branding Pessoal e Marketing Pessoal

⇒ Branding pessoal

É o processo de criação de uma marca pessoal. É essa fase de autoconhecimento, de análise interna, a partir da qual você descobre quem realmente é, analisa onde está e para onde está indo. A partir daqui, você define seus objetivos com firmeza e traça uma estratégia para alcançá-los.

⇒ Marketing Pessoal

Como o próprio nome sugere, o marketing pessoal consiste no uso de ferramentas tradicionais de promoção e vendas, sendo neste caso o próprio produto. Nem mais nem menos do que se vender como profissional, para melhorar suas qualidades e mostrar seu valor, usando os recursos que você usaria para divulgar um produto.

O meio on-line é a plataforma ideal para você dar-se a conhecer, aumentar sua visibilidade e notoriedade de sua marca pessoal. As redes sociais são um orador poderoso, que lhe permitirá mostrar seu know-how todos os dias, gerar confiança e melhorar o engajamento.

⇒ Marca pessoal

É o fruto daquela semente que você plantou em cada uma das pessoas que testemunharam suas ações, que viram seu trabalho ou interagiram com você de alguma forma.

A marca pessoal não é nem mais nem menos do que a marca que você deixa nos outros, aquele conjunto de valores e atitudes que você evoca na mente da pessoa que ouve seu nome. Essa imagem preconcebida que temos de cada um, pessoal e intransferível.

Todos nós temos uma, gostemos ou não, então é bom analisar que imagem transmitimos aos outros, para comparar com o que realmente queremos transmitir. Se vemos coisas que não são então devemos mudar nossa estrategia de branding pessoal e marketing pessoal para conseguir os resultados que desejamos com a nossa marca pessoal.

⇒ A importância da marca pessoal no mundo profissional

Tenha em mente que hoje em dia as empresas estão cada vez mais começando a verificar a Marca Pessoal dos candidatos aos postos de trabalho e certamente num futuro não muito distante, essas pessoas serão escolhidas para realizar qualquer trabalho de acordo com suas marcas pessoais.

Coloque-se no lugar de uma empresa que recebe constantemente currículos parecidos. Que os vai diferenciar uns curiculos de outros?

A marca pessoal o que consegue é ajudarte a diferenciar do resto. É por isso que você deve construir, trabalhar, promover, comunicar e proteger sua Marca Pessoal. Aquí tem um curso de marca pessoal que lhe pode interessar.

Você vê a importância de saber o que é e porqué deve trabalhar sua marca pessoal?

Ela ajudará você a obter melhores oportunidades profissionais e de negócios. Esta é uma das principais razões, e não é uma razão qualquer.

⇒ Vantagens da (tua) minha Marca Pessoal

E para terminar o post, alguns dos benefícios da marca pessoal ou de ter um branding pessoal bem trabalhado são:

  • Distinguir-se da concorrência;
  • Posicionar-se como um especialista em seu setor;
  • Obter novas oportunidades de emprego;
  • Gerar maior confiança e, assim, obtenha mais seguidores ou clientes;
  • Ter um “currículo” atualizado na Internet;
  • Ser um Referente em seu campo profissional;
  • Ser conhecido e reconhecido pelos outros;
  • Oportunidade de monetizar a sua marca pessoal de diferentes maneiras;
  • Mais fácil desenvolver redes de contacto com outros profissionais.

⇒ Infográfico: Que é a Marca Pessoal e 3 chaves dum Branding Pessoal

infográfico que é uma marca pessoal

Agora que você ja sabe o que é o branding pessoal, não perca o próximo post pois vou dar umas dicas sobre como como criar uma marca pessoal.

Se quizer mais informação sobre este tema recomendo leer estos artigos do meu blog:

Se gostou deste artigo gostaría de leer o seu comentario mais abaixo. E se lhe parece um post util para sua comunidade não duvide em compartilhar nas suas redes sociais. Muito obrigado.

E se necessita duma formação ou uma auditoria sobre a sua marca tem os meus datos no Contacto. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top